terça-feira, 26 de abril de 2011

Trabalho modulo I - Patricia Carvalho da Silva

Ministério Da Educação e Cultura

Programa Nacional de Tecnologia Educacional

Proinfo Integrado

Curso de Introdução à Educação Digital

Projeto de Pesquisa e Aprendizagem

A Inclusão Digital na Formação do Professor

José Luiz Candido da Silva

Patricia Carvalho da Silva

Barretos, abril de 2011

APRESENTAÇÃO

Este trabalho tem como finalidade, apresentar como hoje professor tem que estar se qualificando, em novas tecnologias para estar apto, a desenvolver com seu aluno que é da nova geração de informática.

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho justifica-se como o professor deve desenvolver habilidades na sua formação para uso dos equipamentos tecnológicos, que será um grande aliado em sua formação, proporcionando benefícios na preparação de aulas.

OBJETIVO

Desenvolver habilidades nos professores através de curso práticos sobre o uso de equipamentos tecnológicos.

INTRODUÇÃO

A introdução de computadores na educação também vem se aplicando ao processo de preparação de professores. Através de cursos ou treinamentos. Hoje o professor tem que desenvolver atividades com essa ferramenta junto aos alunos, mesmo sem ter a oportunidade de analisar as dificuldades e potencialidades de seu uso na pratica pedagógica e muito menos, de realizar reflexões e depuração dessa nova pratica. Os alunos por crescerem em uma sociedade permeada de recursos tecnológicos, manipulam a tecnologia e a dominam com maior rapidez e desenvoltura que seus professores, mesmos os alunos pertencentes às camadas menos favoráveis tem contato com recursos tecnológicos na rua, na televisão etc.; e sua percepção sobre tais recursos e diferente da percepção de uma pessoa que cresceu numa época em que o convívio com tecnologia era muito restrita.

Os professores são treinados para usar certos recursos do computador que logo já é ultrapassado pelos seus alunos. O professor prepara sua aula com software educativo para que a aula seja mais interessante, mas mesmo assim ele não consegue usar todos os recursos na sua totalidade.

Assim, preparação do professor que vai usar o computador com seus alunos deve ser um processo que o mobilize e o prepare para incentivar seus alunos a:

· Aprender a aprender;

· Ter autonomia para selecionar as informações pertinentes a sua ação;

· Refletir sobre uma situação problema escolher a alternativa adequada de atuação para resolvê-la;

· Refletir sobre os resultados obtidos e depurar seus procedimentos, reformulando suas ações;

· Buscar compreender os conceitos envolvidos ou levantar e testar outras hipóteses.

É necessário que, no processo de formação, haja vivencias e reflexões com as duas abordagens de uso do computador do processo pedagógico.

Qualquer professor tem sempre a expectativa de levar seus alunos a construir conhecimentos. Por causa disso, acredito que refletir sobre o ensino-aprendizagem seja uma tarefa muito interessante, do mesmo modo que colaborar para a melhoria do processo é apaixonante, principalmente em tempos de mudanças, nos quais a tecnologia informática permite a qualquer cidadão, desejo e interessado em aprender, o acesso ás informações.

Como professores, precisamos considerar esses aspectos, o que implica em modificações de nossas praticas de ensino, adequando-as ás necessidades dos nossos aprendizes para que possamos atender, com dignidade, as exigências do mundo atual.

Ter como metas proporcionais os alunos múltiplas experiências de construção do conhecimento, em autoria e autonomia. Em outras palavras: deve possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes, reconhecendo suas diferenças individuais e a igualdade de direitos de qualquer um deles de ter acesso ao saber. Equiparar as oportunidades é então, um valor que devem ser cultuado pelos produtores de textos, de tal modo que ao processo de ensino, corresponda necessariamente, o de aprendizagem, para todos e com todos.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. E. B.; Inclusão digital do professor, formação e prática pedagógica, ed. Articulação, São Paulo, 2006.

ALMEIDA, M. E.; Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

ROSSINI, A. M. O uso da tecnologia da informática na educação. Uma reflexão no ensino com crianças. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/millenium27/15.htm. Acesso em 12 de abril de 2011.

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