segunda-feira, 18 de abril de 2011

Publicação do Projeto

Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução à Educação Digital

Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
O Uso da Mídia na Educação

Autores: Karina Mansur Pinheiro
Solange Aparecida da Silva
Roberta Cristina da Silva
Ana Maria de Oliveira Rosa
Maria Benvinda Carvalho de Almeida
Eugênia Cristina de Andrade

Barretos, abril de 2011


Assunto: Terremoto no Japão

Objetivo Geral: Compreender os terremotos como dinâmica natural da Terra, estabelecendo relação entre eles bem como, suas conseqüências.

Objetivo Específico: Com base em dados sobre fenômenos naturais e dinâmicas sociais, analisar origens e repercussões de terremotos e tsunamis no Japão.

Justificativa: O presente projeto torna-se importante por apresentar caráter interdisciplinar, permitindo uma abordagem na área de matemática (fatores econômicos: relações de compra e venda); na área de português pela interpretação da música - “Rosa de Hiroshima”; área de inglês em relação aos países alertados pelo tsunami e na área de informática pela troca de mensagens de apoio e solidariedade às famílias das vítimas.

Conteúdo: Japão; terremoto; tsunami; usinas nucleares; catástrofes naturais e organização social.

Público Alvo: 4.a série do ensino fundamental.

Tempo Estimado: 03 aulas

Material Necessário: Pesquisa com uso do globo terrestre, atlas geográfico, esquemas gráficos, textos sobre terremoto tirado de jornais (O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo), ilustrações, revistas Veja e Globo Ciência, dentre outros.

Desenvolvimento: Num primeiro momento, converse com os alunos sobre os terremotos ocorridos no Japão e que eles tiveram oportunidade de acompanhar através dos noticiários. Este fato foi discutido com alguém? Como eles participaram deste acontecimento? Acompanharam a TV e revistas? Quais as conseqüências deste terremoto?
Posteriormente, peça a todos que registrem suas idéias individualmente e, depois, organize um momento de socialização em grupo, e na 3.a aula faça uma exposição do ocorrido em cartazes colocando-os nos espaços da escola para que todos possam refletir sobre o contexto: “Esperança, Japão”.
Salientar de modo didático e simplificado os problemas decorrentes das catástrofes naturais:
- Terremoto seguido de maremoto; explosão da usina nuclear em Fukushima; perigos da radiação nuclear; como minimizar os efeitos produzidos pelo impacto ambiental.

Avaliação: Peça que os alunos localizem o Japão no globo terrestre e em seguida trabalhe as questões: O que pode ser concluído com este fenômeno? E a respeito dos problemas causados como mortes, fome e destruição das cidades? Ter em mente que a idéia de catástrofe está atrelada a existência de vida humana nos locais, podendo ocorrer mais vezes, num momento não esperado pelo Japão e cidades vizinhas.

Resultados: Espera-se que o aluno seja capaz de desenvolver noções sobre os subtemas:
- Causas e ocorrências de terremotos; os tsunamis como efeito conexo dos abalos sísmicos; a capacidade atual da organização social japonesa para lidar com catástrofes naturais desse tipo, incluindo-se aí as redes de cooperação internacional. Além de desenvolver o lado humano do aluno para a prática da ajuda, solidariedade e amor ao próximo.

* Através da Internet, os alunos poderão mandar mensagens de incentivo e esperança às crianças japonesas.

Bibliografia: Atlas Nacional Geographic. São Paulo: Ed. Abril, 2008 (Ásia II, vl. 8)
Teixeira, Wilson ET AL. Decifrando a Terra. São Paulo. Companhia: Editora Nacional; 2009.
Especial publicado em veja.com - * Tsunami no Japão – 14/03/2011

Cursista: Karina Mansur Pinheiro
Proinfo – Barretos - Introdução à Educação Digital

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