quinta-feira, 7 de abril de 2011

DA ESCRITA MANUAL PARA A ESCRITA DIGITAL - O QUE MUDA?


Questionamentos são propostos a todo instante acerca de como está ocorrendo a leitura e a escrita nessa era digital. Confrontamos os pensamentos de Piaget e Vygotsky a cerca do processo de aprendizado de uma criança, pois seus estudos foram realizados em uma época, onde nossas crianças, não cresciam aprendendo a falar junto de um computador.
Será que isso está a influenciar a maneira de aprender de nossas crianças?
A realidade de hoje é muito diferente e com certeza influencia no processo ensino-aprendizagem, fato este, que coloca o professor como um “ser” que deva estar antenado e pesquisando sempre, sobre a influência desta parafernália computadorizada na vida de nossas crianças. Não podemos fechar os olhos e acharmos que o conteúdo a ser ensinado deva ser passado da mesma maneira de “antes”.
Possibilidades mil são vivenciadas por nossas crianças a cada “navegação” e devemos ter consciência de que já não somos os detentores do conhecimento e que podemos aprender muito com nossos pequenos.
Nos deparamos atualmente com uma situação muito nova, pouco sabemos sobre a influência desse mundo virtual sobre as cabecinhas em formação, por esse motivo, temos que estarmos atentos as novas maneiras de conduzirmos o aprendizado de nossos alunos, buscando sempre muita informação que nos auxilie neste processo de transição que estamos vivenciando, pois saímos de uma educação baseada somente em livros como propagadores do conhecimento e atualmente temos uma infinidade de maneiras para aprender onde estão ligadas: imagem, sons e palavras, num único contexto, invadindo o espaço da escrita.
Rever nossos métodos de ensino é a saída para um mundo virtual do qual estamos inseridos, sem querer muitas vezes, mas não temos como negar esta evidência.

ROBERTA MARCASSA THOMAZ DE AQUINO- MÓDULO I- TURMA: MARIA APARECIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário