MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM
FACILIDADES DE EDIÇÃO DE TEXTO ATRAVÉS DO COMPUTADOR
AUTORES:
ANA MARIA ALMEIDA FALLEIROS TERÇARIOL
ANDRÉ FALLERIOS TERÇARIOL
FABIANA VIGO
PRISCILA DAMETTO JASQUES SILVA
SILVANA LEONEL ROSA
TATIANE QUEIROZ BORGES DOS REIS
BARRETOS, ABRIL DE 2011
APRESENTAÇÃO
A COMUNICAÇÃO ESCRITA É COMPETÊNCIA ESCOLAR, DEVENDO SER COESOS, POSSIBILITANDO A COMUNICAÇÃO EFICAZ LEITO-ESCRITOR.
NESTE SENTIDO, É FUNÇÃO DA ESCOLA O TRABALHO DE REVISÃO TEXTUAL. ESSE TRABALHO PODE SER DESENVOLVIDO DE FORMA SATISFATÓRIA, COM A MEDIAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS.
SEGUNDO BELINTANE (2006), O PROCESSO DE ESCRITA EXIGE O DOMÍNIO DO PROCESSO DE CODIFICAÇÃO SIMBÓLICA E AINDA TAMBÉM O DOMÍNIO DE UM CONJUNTO DE TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS ESPECÍFICOS DO SUPORTE QUE SE ESTÁ USANDO.
NESTE SENTIDO, OBJETIVANDO:
APRIMORAR A PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTO COM OS ALUNOS A PARTIR DO USO DO COMPUTADOR.
UTILIZAR O APLICATIVO DE EDIÇÃO DE TEXTO DE FORMA AUTÔNOMA.
ANALISAR AS FACILIDADES DO USO DE EDIÇÃO DE TEXTO NO TRABALHO DE PRODUÇÃO ESCRITA ESCOLAR.
DESENVOLVIMENTO
APRESENTAR OS TEMAS E AS ORIENTAÇÕES FRENTE A PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO (UM TEMA PARA DUAS AULAS);
TRABALHAR AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NO “MICROSOFT-WORD” OU “BROFFICE-WRITER”, CONFORME SISTEMA OPERACIONAL UTILIZADO NA ESCOLA (CERCA DE CINCO AULAS);
PROPOR A ESCRITA/PRODUÇÃO DIRETAMENTE NO COMPUTADOR USANDO AS FERRAMENTAS APRENDIDAS (CINCO AULAS);
ESTIMULAR A TROCA DOS TEXTOS PARA APRECIAÇÃO DOS OUTROS ALUNOS ATRAVÉS DE TROCAS ONLINE: E-MAIL, BLOG, CHAT (CERCA DE CINCO AULAS);
PROPOR UM MOMENTO DE DEBATE COM OS ALUNOS SOBRE AS FERRAMENTAS UTILIZADAS E SOBRE OS TEXTOS REALIZADOS (DUAS AULAS).
AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, OBSERVANDO O INTERESSE DOS ALUNOS, AS HABILIDADES FRENTE AO USO DAS FERRAMENTAS DE EDIÇÃO DE TEXTO E A PRÓPRIA PRODUÇÃO ESCRITA.
REFERÊNCIA
BELINTANE, CLAUDEMIR. AS NOVAS TECNOLOGIAS: O CYBERALUNO. REVISTA VIVER, N. 6, P.87-98, 2006. COLEÇÃO MEMÓRIA DA PEDAGOGIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário