Como uma das tarefas do curso- 1º módulo teríamos que escrever um projeto em grupo. Em anexo está nosso projetosobre as possibilidades da revisão de texto com uso dos editores de textos.
PS: HOuve modificação na formatação, ao ser publicado no blog.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM
FACILIDADES DE EDIÇÃO DE TEXTO ATRAVÉS DO COMPUTADOR
AUTORES:
ANA MARIA ALMEIDA FALLEIROS TERÇARIOL
ANDRÉ FALLERIOS TERÇARIOL
FABIANA VIGO
PRISCILA DAMETTO JASQUES SILVA
SILVANA LEONEL ROSA
TATIANE QUEIROZ BORGES DOS REIS
BARRETOS, ABRIL DE 2011
APRESENTAÇÃO
A comunicação escrita é competência escolar, devendo ser coesos, possibilitando a comunicação eficaz leito-escritor.
Neste sentido, é função da escola o trabalho de revisão textual. Esse trabalho pode ser desenvolvido de forma satisfatória, com a mediação das novas tecnologias.
Segundo Belintane (2006), o processo de escrita exige o domínio do processo de codificação simbólica e ainda também o domínio de um conjunto de técnicas e estratégias específicos do suporte que se está usando.
Neste sentido, objetivamos:
• Aprimorar a produção escrita de texto com os alunos a partir do uso do computador.
• Utilizar o aplicativo de edição de texto de forma autônoma.
• Analisar as facilidades do uso de edição de texto no trabalho de produção escrita escolar.
DESENVOLVIMENTO
• Apresentar os temas e as orientações frente a proposta de produção de texto (um tema para duas aulas);
• Trabalhar as ferramentas disponíveis no “Microsoft-Word” ou “BrOffice-Writer”, conforme sistema operacional utilizado na escola (cerca de cinco aulas);
• Propor a escrita/produção diretamente no computador usando as ferramentas aprendidas (cinco aulas);
• Estimular a troca dos textos para apreciação dos outros alunos através de trocas online: e-mail, blog, chat (cerca de cinco aulas);
• Propor um momento de debate com os alunos sobre as ferramentas utilizadas e sobre os textos realizados (duas aulas).
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, observando o interesse dos alunos, as habilidades frente ao uso das ferramentas de edição de texto e a própria produção escrita.
REFERÊNCIA
BELINTANE, Claudemir. As novas tecnologias: o cyberaluno. Revista Viver, n. 6, p.87-98, 2006. Coleção Memória da Pedagogia.
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