segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Introdução da Informatica na Educação infantil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA


PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


PROINFO INTEGRADO


CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL


PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM


INTRODUÇÃO DA INFORMATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INCLUSÃO DIGITAL





AUTORES:
CLAUDIA LANDIM DE SOUZA
MARIA APARECIDA DA SILVA SANTANA
EDNA SOUZA OLIVEIRA








BARRETOS, ABRIL DE 2011







INCLUSÃO DIGITAL



A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O uso da informática na educação vem crescendo e merece atenção, seja por parte das autoridades, seja por parte dos educadores.

No nível da educação infantil, a existência de computadores e seu uso por parte dos educadores e crianças, se constituem em uma realidade em expansão. Na era da tecnologia e da comunicação, em um mundo globalizado, seria impensável, uma ação educativa escolar alienada do conhecimento e do uso da computação, e que certamente, tem início nos anos pré-escolares.

A educação infantil é um lugar de aprendizagem humana, de socialização e interação. Nos dias atuais em quase todas as Escolas de Educação Infantil já se instituiu o uso do computador. A criança se apropria do uso do computador do mesmo modo que se conhecem os objetos do mundo exterior: realizando uma descoberta repleta de curiosidade. O computador, assim como os videogames, é utilizado como um brinquedo carregado de valores culturais. Hoje é um brinquedo moderno, mais inovador do que a TV.






DESENVOLVIMENTO/ RESULTADOS:

O trabalho envolvendo as tecnologias de comunicações e informática na educação infantil pode resgatar uma forma de linguagem, de conhecimentos de troca de idéias entre as crianças.
Existem softwares específicos para a educação infantil, nas quais jogos, simulações e exercícios são tratados de forma lúdica e educacional, auxiliando a criança em seu desenvolvimento e na aquisição de várias habilidades, como: coordenação motora, compreensão do conteúdo proposto. Em seqüência são apresentados exemplos de "softwares" específicos para a área de Educação Infantil:
Brincando no Sótão da Vovó; Coelho Sabido Maternal;
Cores e formas com kiko; Brinquedoteca
Peter Pan; Bola Fora, O Mágico Atrapalhado;
Arrumando a casa; Pequeno Dragão;
Sítio do Pica-pau Amarelo; As reinações de Narizinho;
Pequeno Planeta Perdido; A casa da Família Urso;
Caixa Mágica de Estórias; Parque dos Números.





Estes "softwares" educacionais, ao serem utilizados em Educação Infantil, podem levar o professor e seus alunos a atingirem fins específicos e objetivos propostos para o Grupo, auxiliando no crescimento coletivo e individual da criança.
Neste sentido o computador e a internet podem nos ajudar muito na criação de uma comunicação ágil dentro da sala de aula, semelhante aquela proporcionada pelos veículos de massa que tanto influenciam o pensamento e as atitudes infantis. Associando os novos meios tecnológicos às atividades criativas, vamos desenvolver o senso crítico de nossas crianças para que elas não sejam conduzidas pela sociedade da mídia.





BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, Edimilson Jorge Ramos. Projetar o uso da informática na educação Infantil. Espaço Pedagógico, Passo Fundo: UPF, v. 5, n. 1, p. 217-224, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário