sexta-feira, 8 de abril de 2011

Escrita manual para escrita digital, o que muda?

A humanidade evolui através dos tempos, dos conhecimentos de geração em geração, e a escrita permite que o homem registre tudo, e com o auxilio da escrita eletrônica e os recentes avanços da tecnologia, nós podemos nos comunicar mais, de forma simples e com maior velocidade em todo o mundo. Dos livros aos jornais, usando os meios que vão do CD Rom aos celulares, da internet as conversas online, das noticias e reportagens em tempo real (no momento em que os fatos acontecem), o mundo moderno produz um fluxo interminável de informações importantes e rápidas , de forma clara e prática; disponível para todas as pessoas. Taciana Proinfo

2 comentários:

  1. Como diz Belintane, toda mudança de suporte gera tensão e risco desde a criação do alfabeto; livro em rolo para o códice,para imprensa ( paginação...).
    Hoje já é notável a estética manual da escrita dos jovens e a disseminação do plágio.( Contol+C, Control+V). Faz o aluno auto se enganar pois antigamente o aluno que copiava relatos de livros no ato da cópia ele lia e escrevia pois então acabava se interando no assunto. Mais uma vez a tarefa ficará com o professor de conhecer individualmente cada aluno e verificar se foi autoria dele ou se foi cópia da internet.

    ResponderExcluir
  2. Da escrita manual para a escrita digital, o que muda?
    * O uso da informática e de softwares educativos inauguram uma nova etapa no processo ensino-aprendizagem. Tais recursos pedagógicos são capazes de despertar no educando, o interesse e a motivação pela busca do conhecimento. A interação com o mundo digital estimula o aprendiz a alcançar níveis mais elevados de abstração, a refletir, a criar estratégias, manipular conceitos frente às constantes mudanças sociais, tornando-o apto ao exercício da cidadania e do trabalho.
    A educação on-line possibilita o acesso imediato da informação atualizada; resgata todas as culturas do mundo; faz novas amizades e revê velhos amigos.
    A internet é uma fantástica ferramenta de comunicação, que introduz a escrita digital retratada por uma linguagem informal exigida pelos programas dos sistemas operacionais. Nesse aspecto, difere-se muito da escrita manual, dada pelo código linguístico com preceitos ortográficos e gramaticais da aprendizagem da norma culta na língua portuguesa.
    * Para os internautas o importante não é a linguagem escrita, mas a expressão resultante da articulação dos saberes, garantindo uma maturidade mais precoce ao educando.
    Karina Mansur Pinheiro (PROINFO BARRETOS)

    ResponderExcluir