quarta-feira, 13 de abril de 2011

DA ESCRITA MANUAL PARA A ESCRITA DIGITAL, O QUE MUDOU?

O uso da informática e de softwares educativos inauguram uma nova etapa no processo ensino aprendizagem. Tais recursos pedagógicos são capazes de despertar no educando, o interesse e a motivação pela busca do conhecimento.

A interação com o mundo digital estimula o aprendiz a alcançar níveis mais elevados de abstração, a refletir, a criar estratégias, manipular conceitos frente às constantes mundanças sociais, tornando-o apto ao exercício da cidadania e do trabalho.

A educação on-line possibilita o acesso imediato a informação atualizada; resgata todas as culturas do mundo; faz novas amizades; revê velhos amigos.

A internet é uma fantástica ferramenta de comunicação, que introduz a escrita digital retratada por um linguagem informal exigida pelos programas dos sistemas operacionais. Nesse aspecto, difere-se muito da escrita manual, dada pelo código linguístico com preceitos ortográficos e gramaticais facilitadores da aprendizagem e da norma culta na lingua portuguesa.

Para os internautas o importante não é a linguagem escrita, mas a expressão resultante da articulação dos saberes, garantindo uma maturidade mais precoce ao educando.


CURSISTA: KARINA MANSUR PINHEIRO

PROINFO BARRETOS - INTRODUÇÃO À ED. DIGITAL

Um comentário:

  1. O uso da informática na educação vem crescendo e merece atenção por parte dos educadores. Marcado por discussões e mesmo inseguranças por meios educacionais, a introdução do uso do computador como ferramenta de ensino, hoje já não se discute mais. Com as mudanças de escrita manual para a digital o maior ganho que considero é a rapidez de comunicação entre as pessoas, por outro lado me preocupa é a falta de atenção de alguns alunos que não se preocupam em escrever corretamente, ficam mais preguiçosos, e nem pensar em usar a ortografia correta. Cabe ao professor estimular cada aluno a contribuir com novas informações e a criar e oferecer melhores percursos, participando como co-autor do processo de comunicação e de aprendizagem. Assim a escola tem um importante papel a desempenhar ao contribuir para a formação de indivíduos ativos e agentes criadores de novas formas culturais.

    Cursista: Cláudia Landim de Souza
    Proinfo: Barretos

    ResponderExcluir